Como limpar sua caixa de gordura: passo a passo em 4 etapas

Felizmente, limpar uma caixa de gordura não é difícil. Na verdade, isso pode ser feito em apenas quatro etapas rápidas. Veja como:

Se você tem uma caixa de gordura, sabe o quanto é importante mantê-lo limpo. Uma caixa de gordura é um dispositivo usado para capturar graxa, óleo e gordura dos processos de cozimento para que não entrem no sistema de esgoto.

Quando os coletores de gordura ficam cheios, eles podem causar sérios problemas, como entupimentos, maus odores e backups. É por isso que é importante limpar seu coletor de gordura regularmente. Veja como fazer isso em quatro etapas rápidas e fáceis.

limpeza de caixa de gordura
limpeza de caixa de gordura

Sumário

O que é uma caixa de gordura?

Uma caixa de gordura, também conhecido como coletor de gordura, é um dispositivo instalado no sistema de drenagem de águas residuais de cozinhas comerciais. Seu objetivo é interceptar e coletar gorduras, óleos e resíduos gordurosos que escorrem pelo ralo e causem bloqueios.

Por que você deve limpar sua caixa de gordura? Limpar seu coletor de gordura é importante por dois motivos: evitar bloqueios e cumprir os regulamentos do código de saúde.

Veja mais em: Portal Terra

Segundo estudo, a maior parte dos rios brasileiros têm altos índices de poluição; especialista explica os principais meios, técnicas e ferramentas para tratar os efluentes.

Por que você precisa limpar sua caixa de gordura?

A resposta é simples — evitar o entupimento do sistema de drenagem e odores desagradáveis. Com o tempo, uma camada de graxa congelada, partículas de alimentos e espuma de sabão se acumula nas paredes e, no fundo da caixa de gordura.

Se isso não for removido, ele acabará por endurecer e bloquear o tubo de saída. Como resultado, as águas residuais não conseguirão fluir e começarão a entrar na pia ou nos ralos da cozinha.

Com que frequência você deve limpar sua caixa de gordura?

A caixa de gordura médio deve ser limpo a cada 3 – 6 meses. No entanto, alguns fatores, como o tamanho do seu coletor de gordura, o tipo de negócio que você tem e a quantidade de cozimento feito, podem afetar a frequência com que seu coletor de gordura precisa ser limpo.

Quais são as consequências de não limpar a caixa de gordura?

Limpar a caixa de gordura não é fácil e requer algum tempo e lubrificação no cotovelo. Se você não limpá-lo, o óleo e a graxa acabarão por solidificar e bloquear o dreno. Como resultado, sua pia começará a cheirar mal e você verá um aumento no número de moscas ou outros insetos. Além disso, a água que se acumula na pia pode causar graves inundações em sua casa.

Quais são os benefícios de limpar a caixa de gordura?

Limpar a caixa de gordura regularmente economizará dinheiro a longo prazo. Ao evitar bloqueios, você não precisará pagar por serviços de encanamento de emergência para limpar seus drenos. Além disso, você prolongará a vida útil de seus tubos, mantendo-os livres de graxa e sujeira acumuladas. Finalmente, a limpeza regular ajudará a manter sua cozinha com um cheiro fresco e limpo.

Como Limpar sua caixa de gordura:

Etapa 1: Prepare-se para o processo de limpeza

Prepare-se vestindo luvas e roupas velhas que você não se importe em sujar. Remova a tampa da caixa de gordura e retire qualquer resíduo sólido acumulado no coletor.

Despeje uma mistura de limpeza enzimática biodegradável com água quente na armadilha.
Deixe a mistura descansar na armadilha por 30 minutos a uma hora antes de enxaguar com água limpa.

Etapa 2: Bombeie o conteúdo da caixa de gordura no tanque

Se você tiver uma bomba de diafragma, abra a válvula de purga para permitir a entrada de ar na bomba. Isso facilitará o preparo da bomba. Se você não tiver uma válvula de purga, basta abrir a válvula de entrada e deixar a água passar pela bomba até que esteja cheia de água.

Quando a bomba estiver cheia de água, feche a válvula de entrada.
Agora que sua bomba está preparada e cheia de água, abra a válvula de saída do coletor de graxa e ligue a alimentação da bomba de diafragma.

A bomba começará a retirar o óleo residual e a graxa do coletor e a bombeá-los para o tanque de retenção.
À medida que o nível de óleo e graxa no coletor diminui, adicione mais água para manter as bombas funcionando corretamente.

Etapa 3: Limpe as paredes e o piso da caixa de gordura

Limpe com uma espátula ou escova de arame. Preste muita atenção aos cantos e fendas onde a graxa acumulada pode se acumular. Raspe o máximo possível da graxa.

Etapa 4: Agora que a maior parte da graxa foi removida, é hora de desinfetar e desodorizar a área

Use um desengordurante ou limpador multiúso e esfregue as paredes e o chão da caixa. Enxágue bem com água quente.
 

Descarte os resíduos adequadamente

Depois de remover todo o lixo do coletor de gordura, é importante descartá-lo adequadamente. A melhor maneira de fazer isso é entrar em contato com uma empresa séptica local, que pode vir e bombear o lixo para você.
 

Compartilhe

Publicações Relacionadas

limpeza de caixa de gordura em sorocaba
Desentupidora

Limpeza de Caixa de Gordura

Mantenha sua cozinha segura com nosso serviço especializado de limpeza de caixa de gordura – eficaz para residências e indústrias em Sorocaba.

Leia mais »

Você não pode copiar este conteúdo!
Conteúdo Exclusivo!!!

TÉCNICOS DISPONÍVEIS NO LOCAL

HOJE! 10% de DESCONTO

Ligue agora!

Temos Técnicos preparados para qualquer tipo de eventualidade

× Como posso te ajudar?