Como limpar sua caixa de gordura: passo a passo em 4 etapas

Felizmente, limpar uma caixa de gordura não é difícil. Na verdade, isso pode ser feito em apenas quatro etapas rápidas. Veja como:

Se você tem uma caixa de gordura, sabe o quanto é importante mantê-lo limpo. Uma caixa de gordura é um dispositivo usado para capturar graxa, óleo e gordura dos processos de cozimento para que não entrem no sistema de esgoto.

Quando os coletores de gordura ficam cheios, eles podem causar sérios problemas, como entupimentos, maus odores e backups. É por isso que é importante limpar seu coletor de gordura regularmente. Veja como fazer isso em quatro etapas rápidas e fáceis.

limpeza de caixa de gordura
limpeza de caixa de gordura

Sumário

O que é uma caixa de gordura?

Uma caixa de gordura, também conhecido como coletor de gordura, é um dispositivo instalado no sistema de drenagem de águas residuais de cozinhas comerciais. Seu objetivo é interceptar e coletar gorduras, óleos e resíduos gordurosos que escorrem pelo ralo e causem bloqueios.

Por que você deve limpar sua caixa de gordura? Limpar seu coletor de gordura é importante por dois motivos: evitar bloqueios e cumprir os regulamentos do código de saúde.

Veja mais em: Portal Terra

Segundo estudo, a maior parte dos rios brasileiros têm altos índices de poluição; especialista explica os principais meios, técnicas e ferramentas para tratar os efluentes.

Por que você precisa limpar sua caixa de gordura?

A resposta é simples — evitar o entupimento do sistema de drenagem e odores desagradáveis. Com o tempo, uma camada de graxa congelada, partículas de alimentos e espuma de sabão se acumula nas paredes e, no fundo da caixa de gordura.

Se isso não for removido, ele acabará por endurecer e bloquear o tubo de saída. Como resultado, as águas residuais não conseguirão fluir e começarão a entrar na pia ou nos ralos da cozinha.

Com que frequência você deve limpar sua caixa de gordura?

A caixa de gordura médio deve ser limpo a cada 3 – 6 meses. No entanto, alguns fatores, como o tamanho do seu coletor de gordura, o tipo de negócio que você tem e a quantidade de cozimento feito, podem afetar a frequência com que seu coletor de gordura precisa ser limpo.

Quais são as consequências de não limpar a caixa de gordura?

Limpar a caixa de gordura não é fácil e requer algum tempo e lubrificação no cotovelo. Se você não limpá-lo, o óleo e a graxa acabarão por solidificar e bloquear o dreno. Como resultado, sua pia começará a cheirar mal e você verá um aumento no número de moscas ou outros insetos. Além disso, a água que se acumula na pia pode causar graves inundações em sua casa.

Quais são os benefícios de limpar a caixa de gordura?

Limpar a caixa de gordura regularmente economizará dinheiro a longo prazo. Ao evitar bloqueios, você não precisará pagar por serviços de encanamento de emergência para limpar seus drenos. Além disso, você prolongará a vida útil de seus tubos, mantendo-os livres de graxa e sujeira acumuladas. Finalmente, a limpeza regular ajudará a manter sua cozinha com um cheiro fresco e limpo.

Como Limpar sua caixa de gordura:

Etapa 1: Prepare-se para o processo de limpeza

Prepare-se vestindo luvas e roupas velhas que você não se importe em sujar. Remova a tampa da caixa de gordura e retire qualquer resíduo sólido acumulado no coletor.

Despeje uma mistura de limpeza enzimática biodegradável com água quente na armadilha.
Deixe a mistura descansar na armadilha por 30 minutos a uma hora antes de enxaguar com água limpa.

Etapa 2: Bombeie o conteúdo da caixa de gordura no tanque

Se você tiver uma bomba de diafragma, abra a válvula de purga para permitir a entrada de ar na bomba. Isso facilitará o preparo da bomba. Se você não tiver uma válvula de purga, basta abrir a válvula de entrada e deixar a água passar pela bomba até que esteja cheia de água.

Quando a bomba estiver cheia de água, feche a válvula de entrada.
Agora que sua bomba está preparada e cheia de água, abra a válvula de saída do coletor de graxa e ligue a alimentação da bomba de diafragma.

A bomba começará a retirar o óleo residual e a graxa do coletor e a bombeá-los para o tanque de retenção.
À medida que o nível de óleo e graxa no coletor diminui, adicione mais água para manter as bombas funcionando corretamente.

Etapa 3: Limpe as paredes e o piso da caixa de gordura

Limpe com uma espátula ou escova de arame. Preste muita atenção aos cantos e fendas onde a graxa acumulada pode se acumular. Raspe o máximo possível da graxa.

Etapa 4: Agora que a maior parte da graxa foi removida, é hora de desinfetar e desodorizar a área

Use um desengordurante ou limpador multiúso e esfregue as paredes e o chão da caixa. Enxágue bem com água quente.
 

Descarte os resíduos adequadamente

Depois de remover todo o lixo do coletor de gordura, é importante descartá-lo adequadamente. A melhor maneira de fazer isso é entrar em contato com uma empresa séptica local, que pode vir e bombear o lixo para você.
 

Compartilhe

Publicações Relacionadas

desentupidora de mictorio
Desentupidora

Desentupidora de Mictório

Encontre soluções rápidas e eficientes com a desentupidora de mictório. Serviços profissionais para garantir o bom funcionamento dos seus mictórios.

Leia mais »

Você não pode copiar este conteúdo!
Conteúdo Exclusivo!!!

TÉCNICOS DISPONÍVEIS NO LOCAL

HOJE! 10% de DESCONTO

Ligue agora!

Temos Técnicos preparados para qualquer tipo de eventualidade

× Como posso te ajudar?