A Importância Do Tratamento Do Esgoto Doméstico

A água residual gerada em nossas casas costuma ser chamada de esgoto doméstico. É importante ter um sistema doméstico de tratamento de esgoto para limpar essa água residual antes de ser descarregada no meio ambiente.

Se essa água residual não for tratada, ela pode contaminar lagos, rios e oceanos. Também pode danificar o meio ambiente ao liberar substâncias químicas e bactérias nocivas no ar.

Um sistema doméstico de tratamento de esgoto que funcione adequadamente é essencial para proteger nosso meio ambiente e manter nossa água limpa.

esgoto domestico
esgoto domestico

Sumário

Os riscos à saúde do esgoto não tratado

Os riscos à saúde do esgoto não tratado são bem conhecidos, mas a maioria dos países não tem leis que exija que todas as residências instalem sistemas adequados de tratamento de esgoto. Isso prejudica o meio ambiente e custa aos contribuintes bilhões de dólares por ano em esforços de limpeza.

O esgoto contém bactérias, vírus e substâncias químicas que podem prejudicar pessoas, animais e plantas. Quando o esgoto é descarregado nos cursos de água sem tratamento, esses poluentes podem contaminar o abastecimento de água potável e causar problemas de saúde. A água poluída também pode danificar os ecossistemas ao matar peixes e outras formas de vida aquática.

Veja mais em: Portal Terra

Segundo estudo, a maior parte dos rios brasileiros têm altos índices de poluição; especialista explica os principais meios, técnicas e ferramentas para tratar os efluentes.

Os benefícios econômicos do tratamento de esgoto

O tratamento remove patógenos e outros poluentes do esgoto, evitando a propagação de doenças. Em 2000, a EPA estimou que os benefícios de saúde pública do tratamento de águas residuais totalizaram 6,4 bilhões de dólares por ano. O lodo de esgoto pode ser queimado para gerar eletricidade ou calor, reduzindo nossa dependência de combustíveis fósseis.

O tratamento adequado ajuda a reduzir a quantidade de nutrientes e outros poluentes que entram em nossos cursos de água, o que pode promover a proliferação de algas e a morte de peixes. Também permite que os municípios reutilizem efluentes para fins como irrigação e processos industriais. Ao todo, o tratamento de águas residuais oferece benefícios econômicos significativos para a sociedade em sua totalidade.

Veja também: Desentupimento de águas fluviais

O desentupimento de rede de águas pluviais é algo nem sempre muito conhecido, mas geralmente envolve serviços de proporções maiores, dependendo do nível de entupimento.

Como funciona o tratamento doméstico de esgoto

O processo de tratamento de esgoto depende do tipo de instalação. Existem três tipos comuns: fossas sépticas, plantas de embalagem e estações de tratamento municipais. As fossas sépticas usam bactérias para decompor os resíduos e depois liberam o efluente em um campo de absorção, onde é posteriormente decomposto pelos microrganismos do solo.

As plantas de embalagem incluem uma etapa de pré-tratamento para remover objetos grandes e sólidos e também usam bactérias para decompor os resíduos. As estações de tratamento municipais geralmente têm vários estágios de tratamento, incluindo tratamentos primários, secundários e terciários.

O objetivo de todos os processos de tratamento de esgoto é remover o máximo possível de detritos, matéria orgânica e poluentes antes de liberar as águas residuais de volta ao meio ambiente.

 

Quais são alguns benefícios do tratamento de esgoto doméstico?
Os sistemas de tratamento de esgoto doméstico oferecem muitos benefícios, tanto ambientais quanto financeiros. Eles ajudam a proteger nossos recursos hídricos reduzindo a poluição causada por águas residuais não tratadas; reduzem os custos de energia usando processos naturais em vez de sistemas mecânicos que consomem muita energia; e podem prolongar a vida útil dos sistemas sépticos evitando entupimentos causados pelo acúmulo de resíduos sólidos.

Os diferentes tipos de sistemas domésticos de tratamento de esgoto

Há mais de cem anos, a primeira estação de tratamento de águas residuais do mundo começou a operar em Hamburgo, Alemanha. Esta planta foi projetada para tratar as águas residuais de uma única cidade de aproximadamente 5.000 pessoas.

Hoje, existem mais de 10 milhões dessas plantas em todo o mundo e, a cada dia, elas tratam 1 bilhão de galões de águas residuais. Isso é muita água tratada! A maioria dos esgotos domésticos não recebe nenhuma forma de tratamento antes de ser descarregada em nossos cursos de água.

A falta de tratamento de esgoto doméstico abrangente e consistente teve um impacto devastador em nosso meio ambiente. As águas residuais não tratadas contêm poluentes que podem prejudicar a saúde humana e os ecossistemas. Existem muitos tipos diferentes de sistemas domésticos de tratamento de esgoto disponível atualmente.

O tipo de que você precisa depende do tamanho e da complexidade do seu sistema, bem como da sua localização geográfica e clima.Alguns tipos comuns incluem fossas sépticas, plantas de embalagem, sistemas centralizados e digestores aeróbicos.

Escolhendo o sistema de tratamento de esgoto doméstico certo para sua casa

Há muitas razões pelas quais é importante ter um sistema de tratamento de esgoto para sua casa. Isso não apenas ajuda a manter sua casa e propriedade limpas, mas também ajuda a proteger o meio ambiente dos efeitos nocivos do esgoto não tratado.

O esgoto doméstico, em sua maioria, não passa pelo processo de tratamento. Isso significa que o esgoto bruto é despejado em lagos, rios e oceanos, danificando o meio ambiente e pode causar problemas de saúde para pessoas e animais.

Ao instalar um sistema doméstico de tratamento de esgoto, você pode ajudar a impedir que esse dano aconteça. Há muitos tipos diferentes de sistemas disponíveis, portanto, escolha um que seja adequado às suas necessidades. Converse com um profissional antes de tomar uma decisão para ter certeza de que está obtendo a melhor solução possível para sua casa.

Compartilhe

Publicações Relacionadas

limpeza de caixa de gordura em sorocaba
Desentupidora

Limpeza de Caixa de Gordura

Mantenha sua cozinha segura com nosso serviço especializado de limpeza de caixa de gordura – eficaz para residências e indústrias em Sorocaba.

Leia mais »

Você não pode copiar este conteúdo!
Conteúdo Exclusivo!!!

TÉCNICOS DISPONÍVEIS NO LOCAL

HOJE! 10% de DESCONTO

Ligue agora!

Temos Técnicos preparados para qualquer tipo de eventualidade

× Como posso te ajudar?